28/01/2010

Esboço

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
O processo de criação está centrado em três (etapas) eixos, que são:

- Pesquisa de campo (abr/mai-2010)– Mapeamento: idealização; observações a partir de vivências; reuniões e encontros; discussões; ausculta; escolha de elenco; método de trabalho; definição de equipe técnica

- Ensaios e encontros do elenco (abr/ago-2010) – preparação corporal; criação de partitura corporal; criação de personagens e texto; criação de movimento; pesquisa literária; idealização de cenário e figurino. Nesta fase, ensaios cinco vezes por semana, com carga horária de 03 horas/ensaio.

- Fechamento de cenas/ensaios abertos/estréia ( set/nov - 2010): continuação de ensaios; busca de incentivadores; divulgação; fechamento de cenas; estréia.


AGENDA:

17/04/10: primeiro encontro dos participantes com Diego Molina (artista convidado - Diretor)

Pauta:
*conversa sobre a criação
*definição de metas, método de trabalho, agenda, equipe técnica e suas funções

18/04/10 a 02/05/10:
*ensaios dirigidos por Diego Molina
*reuniões do elenco, coreógrafo, cenógrafo, iluminador, figurinista com o diretor


03/04/10 a __ /08/10:
*ensaios


08/08/10:
*cróqui de cenografia e figurino, acompanhado de lista de materiais apresentados ao grupo
*mapa de luz apresentados ao grupo
*andamento da trilha sonora


10/08/10 a __09/10:
*retorno do diretor


- _/10/10 (primeira quinzena de outubro):
*fechamento de cenas
*confecção de cenário e figurino
*registro de fotogafia; filmagen



"(...)SOL NOS OLHOS” traz referência ao universo da capital brasileira ainda em formação que abriga pessoas vindas de diversas partes do país, principalmente do Nordeste. O texto será concebido, a partir do emprego de técnicas do processo colaborativo. Apresenta cinco quadros e quatro personagens que contam histórias e compartilham perguntas sobre o comportamento dos moradores do lugar. A relação entre os personagens se dá entre a busca de um sonho profissional e a realidade arrebatedora de uma cidade onde o calor é intenso, o suor derrama, o corpo exaure. Um lugar, porém, onde o pôr-do-sol é belo, aves diversas passeiam, árvores despencam frutos saborosos e as pessoas, apesar de cansadas, revigoram a cada entardecer. Os personagens são inquietos, questionadores e buscadores de uma história diferente - um ator inquieto, uma dona-de-casa insatisfeita, um contador corrupto e uma professora aposentada. Por trás dos gestos cotidianos, das aparências e idiossincrasias dos personagens, há ideais, frustrações, sonhos e vontade de serem reconhecidos como povo que desbravou caminho e construiu sua própria identidade.
A preparação corporal, está sendo feita pelo bailarino e coreógrafo João Vicente, que busca recursos no corpo dos atores a partir das observações cotidianas e vivências em Palmas. Militantes de teatro e dança no setor educacional do Município que são, os artistas-intérpretes-criadores vivenciam as expectativas, carências, frustrações e conquistas nos setores das artes e da educação local. Também a preparação corporal está sendo calcada nas próprias emoções e estranhamento advindos das relações cotidianas desse corpo individual perante o corpo social do dito lugar em processo de formação que abriga pessoas diversas com comportamentos, sotaques e buscas diferentes. Os gostos, o calor, o sol, tudo isso são dados em que os atores-dançarinos estão experimentando.Cada qual, com suas experiências e vivências diferentes, se justapõe no cenário onde o sol aponta bem cedo e obriga as pessoas acordarem. O suor respinga, queima os olhos. A movimentação dos atores, a música, o cenário, tudo isso está sendo construído e tem permitido um estreitamento de relação entre o teatro e a dança. (...)" TRECHO DA PROPOSTA APRESENTADA À FUNARTE ATRAVÉS DA INSCRIÇÃO AO EDITAL PRÊMIO MYRIAM MUNIZ - EM AGOSTO DE 2009 - PROJETO ELABORADO POR ELIENE RODRIGUES DE OLIVEIRA (E.R.O.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário